Em chapa única, Senado elege Mesa Diretora para o biênio 2019-2020

06 de Fevereiro de 2019

Um dia após a reunião de líderes que definiu a posição de cada partido na Mesa Diretora do Senado Federal, o plenário elegeu, nesta quarta-feira (6), por 72 votos a favor, dois contra e três abstenções, a chapa única articulada entre os líderes partidários junto ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (AP).

A 1ª vice-presidência ficou com o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); a 2ª vice-presidência com o senador Lasier Martins (Podemos-RS); a 1ª secretaria com o senador Sérgio Petecão (PSD-AC); a 2ª secretaria com o senador Eduardo Gomes (MDB-TO); a 3ª secretaria com Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e a 4ª secretaria com Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Também foram escolhidos para a 1ª suplência da Mesa o senador Marcos do Val (PPS- ES); para a 2º suplência o Weverton (PDT-MA); para a 3ª suplência o senador Jacques Wagner (PT-BA); e para a 4ª suplência a senadora Leila Barros (PSB-DF).

Em seu discurso logo após a proclamação do resultado, Alcolumbre ressaltou que, desde que assumiu o comando da Casa, trabalhou pelo diálogo e entendimento com todos os partidos para construir, segundo ele, uma chapa democrática e coerente. “Nesses dois dias, dialogamos com senadores de todos os partidos. Busquei alcançar o entendimento no dia que sentei nesta cadeira. Foi o que estabeleci como ponto de partida para a construção do mandato de presidente”, destacou o democrata.

O líder do Democratas no Senado, Rodrigo Pacheco (MG), elogiou a capacidade de articulação de Davi Alcolumbre, que reuniu mais 11 partidos na composição da Mesa Diretora do Senado. “Parabéns pela nobreza, pelo caráter, pela forma como conduziu esse processo que culminou numa chapa única de escolha para a Mesa Diretora deste Senado Federal”, afirmou. “Nós, do Democratas, nos orgulhamos muito de Vossa Excelência ocupar essa cadeira; dessa capacidade regimental, do cumprimento constitucional. É uma satisfação para a sociedade brasileira, que espera isso do Senado”, acrescentou.

Foto: Sidney Lins Jr.
Texto: Fernanda Domingues