Projeto de Jayme Campos propõe semana do empreendedorismo nas universidades públicas e privadas

14 de Dezembro de 2021

O senador Jayme Campos (MT) apresentou, nesta terça-feira (14), projeto de lei (PL 4412/2021), instituindo a Semana Nacional da Empresa Júnior nas universidades públicas e privadas do país. O objetivo, segundo o parlamentar, é reforçar, por meio de palestras, debates e seminários, a importância da educação empreendedora entre os jovens e incentivar a conexão das universidades com o mundo empresarial. Dados da Confederação Brasileira de Empresas Juniores mostram que o Brasil pode ser considerado, atualmente, a maior potência mundial do Movimento Empresa Júnior, com 76% de todas as empresas do mundo no segmento, em um total que supera o continente europeu.

 

“Também será divulgado, durante a Semana Nacional da Empresa Júnior, o impacto positivo das iniciativas empreendedoras juvenis; serão lançadas campanhas de contratação de empresas criadas e geridas por jovens; e serão intensificadas parcerias entre o setor público e o privado para ampliar os horizontes do Movimento Empresa Júnior no Brasil”, explicou o senador pelo Mato Grosso. Em discurso na tribuna, Jayme Campos afirmou que é urgente dar aos jovens brasileiros possibilidades de futuro, preparando-os para o mercado de trabalho e, inclusive, para a geração dos próprios empregos.

 

Ainda de acordo com o parlamentar, o Legislativo tem papel fundamental em abrir e ampliar caminhos para o empreendedorismo no país uma vez que empresas criadas por jovens brasileiros nas universidades geram faturamento anual de R$ 49 milhões. São 1,5 mil empresas tocadas por 26 mil empresários, envolvidos em 34 mil projetos com o apoio de 285 universidades. “Diante de todo esse potencial, é fundamental que nós, parlamentares, nos mobilizemos permanentemente no sentido de criar um ambiente propício de negócios para quem queira empreender, principalmente os jovens, que tanta dificuldade têm em acessar o mercado de trabalho”, frisou.

 

Foto: Agência Senado