Projeto de Maria do Carmo cria Plano Nacional de Enfrentamento aos Efeitos da Pandemia da Covid-19 na Educação

19 de Outubro de 2021

Projeto de lei (PL 3520/2021) apresentado pela senadora Maria do Carmo Alves (SE), em tramitação no Senado Federal, institui o Plano Nacional de Enfrentamento aos Efeitos da Pandemia da Covid-19 na Educação. A proposta visa reduzir os impactos da pandemia na educação com base na colaboração entre a União, Estados e Municípios.

 

Pelo projeto, a promoção do acolhimento socioemocional dos estudantes e profissionais da educação; a garantia de alimentação escolar; e avaliações diagnósticas para nortear o processo de recuperação da aprendizagem deverão fazer parte das diretrizes da educação. Segundo a senadora, a pandemia trouxe inúmeras dificuldades e desafios ao ensino, dentre eles o despreparo das escolas, em termos tecnológicos e pedagógicos, para o ensino remoto, e o número de estudantes sem acesso a recursos para estudar em casa.

 
“Já os professores sentiram dificuldades inerentes à falta de capacitação para o manejo adequado e prolongado dos novos recursos de ensino e, em muitos casos, precisaram trabalhar simultaneamente com o ensino presencial e remoto”, disse a senadora. Um dos objetivos do PL, de acordo com Maria do Carmo, é garantir a igualdade de oportunidades educacionais no contexto da pandemia; incentivar e divulgar pesquisas científicas sobre boas práticas para a melhoria no índices educacionais no retorno às aulas presenciais; e aprimorar a conectividade nas escolas, incorporando tecnologias da informação nas práticas escolares.

 
“Acredito que o Plano Nacional de Enfrentamento aos Efeitos da Pandemia da Covid-19 na Educação permitirá mais racionalidade, colaboração e equidade no processo de normalização das atividades escolares e de recuperação dos efeitos produzidos pela pandemia”, finalizou.